Material triturado substitui parte da areia na formulação de concreto sustentável. Projeto da Universidade de Uberaba avança para outras aplicações
Desenvolvido pela Universidade de Uberaba (UniUbe), o concreto sustentável produzidoa base de pneu triturado já é uma realidade. O Parque Linear de Uberlândia, cidade mineira vizinha da UniUbe, por exemplo, tem todo o piso de sua ciclovia construído com o material. Três anos após sua inauguração, o concreto sustentável foi testado pela universidade e a resistência e durabilidade da via apresentaram índices satisfatórios para o mercado. Os testes, realizados no Departamento de Engenharia Civil da UniUbe, mostraram
que os 15,5 pneus adotados para cada metro cúbico do concreto sustentável garantiram uma resistência de 21,6 MPa à ciclovia do Parque.
Em entrevista à Altair Santos, colunista do portal Itambé, Vanessa Rosa Pereira Fidelis, professora de materiais e tecnologia da construção civil, conta que antes de chegar ao número ideal de pneus para cada metro cúbico de concreto alguns passos precisaram ser percorridos. Em um primeiro momento, os pesquisadores substituíram a areia em quantidades de 50%, 25% e 12,5% de agregado miúdo por borracha triturada. No segundo momento, mediram-se os percentuais de resistência sendo, respectivamente: 4 MPa, 9 MPa e 16 MPa. Tendo esses números em mãos, a equipe de pesquisadores tomou a decisão de acrescentar aditivo químico plastificante à massa, reduzindo a borracha para 9% (15,5 pneus/ m³) e conquistando a resistência de 21,6 MPa.
De acordo com a professora, o concreto produzido tem aplicabilidade direcionada para pisos, já que possui menor resistência à compressão e proporciona redução de impacto. “Verificou-se também que pode ser possível a utilização do material em painéis de vedação, por eles requererem menor resistência à compressão do concreto”, completa Vanessa. Para ela, o próximo passo na conquista de mercado precisa passar pelo barateamento das matérias-primas utilizadas na produção desse material – uma vez que a trituração da borracha tem valor superior ao do agregado miúdo. “Parcerias com empresas de recapagem de pneus, que precisam descartar parte de seus resíduos, podem minimizar o preço”, finaliza.
Com o sucesso do experimento, a Universidade de Uberaba agora segue com novos projetos: adição de resíduo industrial na produção de tijolos solo-cimento, e a produção de concreto não-estrutural, que ao contrário do concreto a base de pneu inservível, ainda estão em fase de testes.
A receita
A produção do concreto sustentável envolve:
240 kg de cimento CP V-ARI
374 kg de areia fina
554 kg de areia grossa
1.015 kg de brita
1,80 kg de borracha
195 litros de água e 0,96 litro de aditivo.
fonte: http://www.rco.ind.br/blog/?p=2410
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