quarta-feira, 11 de maio de 2016

Viagem Turma de Engenharia Civil

         No dia 14 de abril de 2016, as turmas da sétima e oitava fase do curso de Engenharia Civil da UNIDAVI saíram de Rio do Sul rumo a São Paulo, com o intuito de participar da FEICON e também realizar uma visita técnica que ficará marcada pra sempre em suas memórias! 





Viagem da Turma de Engenharia Civil
Relato por Marcos Padilha

A ida
Saímos de Rio do Sul, na quinta-feira dia 14, às 22:30. Próximo as 11:00 da manhã, chegamos então à capital: São Paulo, a cidade que não dorme nunca, com seus encantos urbanos. Chegando em São Paulo fomos direto ao Parque Anhembi para realizarmos a visita a maior feira de Construção Civil da América Latina. Ali nos deparamos com muitas inovações, diversas marcas de produtos utilizados cotidianamente nos canteiros de obras, além de diferentes técnicas construtivas. Ao fim da tarde nos deslocamos ao hotel para nossa hospedagem. No dia seguinte, pela manhã, realizamos a visita técnica à Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo. Ao chegarmos no canteiro de obras, fomos a uma pequena sala de conferência onde nos foram apresentados os profissionais responsáveis pela obra, que iriam nos guiar dali em diante. A obra é gigante em todos os sentidos, tanto no equipamento e no seu porte quanto no montante investido, em um consórcio com as empresas Camargo Correia e Andrade Gutierrez que são as líderes e responsáveis pela obra. O trecho total dessa obra será de 11,5 km, envolvendo várias estações contendo túneis duplos e singelos escavados pelo método NATM e SHIELD. O método SHIELD, que foi nos apresentado consiste em uma máquina perfuratriz sobre trilhos que escava e retira o material. Após a escavação, coloca-se a impermeabilização com mantas especiais, a armadura e o concreto projetado, por fim coloca-se as aduelas (anéis) de concreto pré moldado fixados a estrutura prévia por um graute. O canteiro de obras dispõe de uma usina de concreto, onde são fabricadas todas as peças pré moldadas utilizadas na obra, dispõe também de uma central de carpintaria, onde são fabricadas todas as fôrmas e peças de madeira que são necessárias ao andamento dos serviços. A profundidade onde ficam os túneis visitados gira em torno de 30 metros. Após a perfuração e concretagem, retira-se as peças provisórias, e instala-se as aduelas. Após a montagem ficar completa, uma equipe de topografia realiza o nivelamento da área para a instalação e montagem da laje que suportará os trilhos definitivos, sobre os quais o trem irá percorrer. A obra impressiona pela quantidade de material escavado, de concreto e aço utilizados, sendo superlativo qualquer termo comum utilizado na nossa região. Toda a estrutura da obra, as aduelas, escadarias pilares e vigas, são todos fabricados dentro do canteiro. A preocupação com a segurança é sempre constante. Ao fim dessa viagem levamos conosco a lição de que a engenharia deve sim ser corporativa e unida. Que nós futuros profissionais devemos, além de ser concorrentes, amigos e solidários entre si, para que nossa classe possa enfrentar unida os problemas, e que possamos reivindicar melhorias com mais força e união.

A Feira

FEICON: A maior Feira de Construção Civil, a maior da América Latina, é impressionante pelo seu tamanho e suas novidades. Novidades em comerciais, novos materiais de construção, novas técnicas construtivas e ferramentas de trabalho: como softwares de simulação de projetos. Sistemas de refrigeração, elevadores, sistemas de automação, ferramentas de carpintaria, revestimentos, cabos e fios. Tudo isso enriqueceu a cada um individualmente.

Por Débora Regina da Silva

Visita técnica ao Metrô

A visita à obra da linha 5 do metrô denominada Linha Lilás, um trecho de mais de 5km do lote 3 na futura estação do Brooklyn, consórcio das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez agregou muito conhecimento técnico, aprendemos diversos métodos construtivos, os cuidados que se tem com a contaminação do solo, soluções viáveis para resolver diversos problemas, preocupação com a sustentabilidade, destacando também a utilização da perfuradora de túneis Shield popularmente conhecida como "tatuzão" que perfurou maior parte dos túneis onde a mesma já instala anéis de concreto permanentes da futura linha de metrô, método seguro e eficaz! A visita agregou muito conhecimento que sem dúvidas será importante para toda a vida.


Por Juliano Brüning




Parabéns aos alunos que participaram e espero que tenham realmente aproveitado a incrível oportunidade! 


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