No dia 14 de abril de 2016, as turmas da sétima e oitava fase do curso de Engenharia Civil da UNIDAVI saíram de Rio do Sul rumo a São Paulo, com o intuito de participar da FEICON e também realizar uma visita técnica que ficará marcada pra sempre em suas memórias!
Viagem
da Turma de Engenharia Civil
Relato por Marcos Padilha
A
ida
Saímos de Rio do Sul, na
quinta-feira dia 14, às 22:30. Próximo as 11:00 da manhã, chegamos então à
capital: São Paulo, a cidade que não dorme nunca, com seus encantos urbanos. Chegando
em São Paulo fomos direto ao Parque Anhembi para realizarmos a visita a maior
feira de Construção Civil da América Latina. Ali nos deparamos com muitas
inovações, diversas marcas de produtos utilizados cotidianamente nos canteiros
de obras, além de diferentes técnicas construtivas. Ao fim da tarde nos
deslocamos ao hotel para nossa hospedagem. No dia seguinte, pela manhã, realizamos
a visita técnica à Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo. Ao chegarmos no
canteiro de obras, fomos a uma pequena sala de conferência onde nos foram
apresentados os profissionais responsáveis pela obra, que iriam nos guiar dali
em diante. A obra é gigante em todos os sentidos, tanto no equipamento e no seu
porte quanto no montante investido, em um consórcio com as empresas Camargo
Correia e Andrade Gutierrez que são as líderes e responsáveis pela obra. O
trecho total dessa obra será de 11,5 km, envolvendo várias estações contendo
túneis duplos e singelos escavados pelo método NATM e SHIELD. O método SHIELD,
que foi nos apresentado consiste em uma máquina perfuratriz sobre trilhos que
escava e retira o material. Após a escavação, coloca-se a impermeabilização com
mantas especiais, a armadura e o concreto projetado, por fim coloca-se as
aduelas (anéis) de concreto pré moldado fixados a estrutura prévia por um
graute. O canteiro de obras dispõe de uma usina de concreto, onde são
fabricadas todas as peças pré moldadas utilizadas na obra, dispõe também de uma
central de carpintaria, onde são fabricadas todas as fôrmas e peças de madeira
que são necessárias ao andamento dos serviços. A profundidade onde ficam os
túneis visitados gira em torno de 30 metros. Após a perfuração e concretagem, retira-se
as peças provisórias, e instala-se as aduelas. Após a montagem ficar completa,
uma equipe de topografia realiza o nivelamento da área para a instalação e
montagem da laje que suportará os trilhos definitivos, sobre os quais o trem
irá percorrer. A obra impressiona pela quantidade de material escavado, de
concreto e aço utilizados, sendo superlativo qualquer termo comum utilizado na
nossa região. Toda a estrutura da obra, as aduelas, escadarias pilares e vigas,
são todos fabricados dentro do canteiro. A preocupação com a segurança é sempre
constante. Ao fim dessa viagem levamos conosco a lição de que a engenharia deve
sim ser corporativa e unida. Que nós futuros profissionais devemos, além de ser
concorrentes, amigos e solidários entre si, para que nossa classe possa
enfrentar unida os problemas, e que possamos reivindicar melhorias com mais
força e união.
A
Feira
FEICON: A maior Feira de
Construção Civil, a maior da América Latina, é impressionante pelo seu tamanho
e suas novidades. Novidades em comerciais, novos materiais de construção, novas
técnicas construtivas e ferramentas de trabalho: como softwares de simulação de
projetos. Sistemas de refrigeração, elevadores, sistemas de automação,
ferramentas de carpintaria, revestimentos, cabos e fios. Tudo isso enriqueceu a
cada um individualmente.
Por Débora Regina da Silva
Visita
técnica ao Metrô
A visita à obra da linha 5 do
metrô denominada Linha Lilás, um trecho de mais de 5km do lote 3 na futura
estação do Brooklyn, consórcio das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade
Gutierrez agregou muito conhecimento técnico, aprendemos diversos métodos
construtivos, os cuidados que se tem com a contaminação do solo, soluções
viáveis para resolver diversos problemas, preocupação com a sustentabilidade,
destacando também a utilização da perfuradora de túneis Shield popularmente
conhecida como "tatuzão" que perfurou maior parte dos túneis onde a
mesma já instala anéis de concreto permanentes da futura linha de metrô, método
seguro e eficaz! A visita agregou muito conhecimento que sem dúvidas será
importante para toda a vida.
Por Juliano Brüning
Parabéns aos alunos que participaram e espero que tenham realmente aproveitado a incrível oportunidade!
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